História

Xavabanda – a Banda do Povão

Samba e futebol. O amor pelo Carnaval e o Grêmio Esportivo Brasil, o Xavante Rubro-Negro, foi o ponto de partida para uma história fantástica. Ao unir duas paixões, um grupo de amigos dava início, em Outubro de 2007, à Xavabanda.
O objetivo era criar uma entidade carnavalesca que representasse a torcida Xavante, a maior e mais fiel do interior do Rio Grande do Sul, levando o espírito das arquibancadas e arredores do estádio Bento Freitas para as passarelas do samba. Depois de alguns churrascos e cervejadas, a fundação oficial ocorreu no dia 10 de novembro de 2007: assim nascia o Grêmio Recreativo, Cultural e Carnavalesco Xavabanda, a popular Xavabanda.
O ano de 2008 foi de preparativos para o Carnaval de 2009, a estreia da entidade na passarela. Desde então, a Xavabanda se tornou presença constante na folia da Princesa do Sul. Mais que isso, extrapolou os limites da cidade. Participa do Carnaval de municípios vizinhos e de outras localidades do Rio Grande do Sul como Pedro Osório, Canguçu, São Lourenço do Sul, Jaguarão, Cerrito Alegre, Rio Grande, Cruz Alta e Porto Alegre. Sua Bateria Show, a Super Shock, anima formaturas, aniversários, casamentos e eventos diversos na região. Nos anos de 2018 e 2019, a Xavabanda fez parte do maior espetáculo da Terra, levando sua alegria contagiante e seu samba de primeira para o Carnaval do Rio de Janeiro. Na orla de Copacabana, a batida da Super Shock deu a cadência para milhares de foliões na Cidade Maravilhosa.
Enfrentando e superando obstáculos, entre sorrisos e lágrimas, sempre com muito suor e samba no pé, a Xavabanda segue seu objetivo de honrar a bandeira do Samba e do Carnaval, levando alegria para a rua, ao lado do povão que é o seu sangue e razão de existir. Com humildade e respeito, vem construindo uma história que ainda renderá muitos capítulos de orgulho para seus integrantes e os amantes do Carnaval!

2014 JamSession © All rights reserved.